Espaço destinado a opiniões e
análises do Presidente do Sindimóveis-Rio em relação a temas e assuntos que
digam respeito à função de corretor de imóveis, bem como ao mercado
imobiliário.
Mauro Cesar Pimentel
14-10-2021
Amigos Corretores:
Má fé ou omissão?
Como representante da imensa maioria de homens e mulheres que compõem a categoria de profissionais que se dedicam a orientar, assessorar e acompanhar pessoas que tenham interesses em comprar, vender, alugar ou outro tipo de transação envolvendo imóveis, não poderia deixar de me manifestar sobre a notícia publicada nas mídias sociais.
A alguns dias atrás, a Comunidade de Corretores de imóveis foi surpreendida por estapafúrdias colocações publicadas pelo portal OLX.
Para quem desconhece, a profissão de corretor de imóveis foi criada antes mesmo de ser reconhecida como categoria profissional (ver carta sindical).
Toda esta experiência acumulada ao longo do tempo tem uma só finalidade: disciplinar, orientar e organizar a comercialização de imóveis no Brasil e proteger compradores e vendedores de falsas propostas que são apresentadas todos os dias na grande imprensa.
A atividade de compra, venda ou locação de imóveis envolve operações, ações e conhecimentos que visam não só dar segurança ao negócio, como também garantir, o interesse das partes, haja visto que toda negociação é realizada dentro de um cartório de registro de documentos.
Ao propor a livre negociação entre comprador/vendedor o portal de vendas, além de faltar com respeito a uma categoria que a muitos anos o vem prestigiando, anunciando os seus negócios, a título de “baratização” dos custos, elimina o concurso de um profissional para dar garantia, com o seu registro profissional (CRECI), à operação comercial, responsabilizando-se por qualquer, dano provocado por uma ou outra parte.
Ao final da matéria o suposto portal “Zap” reconhecendo a gravidade e a estapafúrdia de sua proposta, reconhece o equívoco e responsabiliza um suposto profissional da empresa que já teria sido demitido por não estar autorizado a tratar de assunto tão relevante envolvendo o nome do portal “Zap imóveis”.
O Sindimóveis Rio através de sua Assessoria Jurídica já está tomando todas às providencias necessárias para denunciar os responsáveis por esta prática criminosa e desleal para com o consumidor.
Lembrando aos dirigentes do portal que para ser corretor de imóveis é necessário concluir um curso de mais de 1.500 horas incluindo estágio, ou um curso de tecnólogo em transações imobiliárias, além do registro profissional junto ao CRECI.
Acreditamos que cumprimos o nosso papel falando não só pelos consumidores, como também pela imensa família de homens e mulheres que todos os dias dedicam grande parte de seu tempo a ajudarem pessoas a realizar seu maior sonho: A aquisição da casa própria!
Obrigado.
Mauro Cesar Pimentel
Presidente do Sindimóveis
Mensagem do
Presidente
- “Quem compartilha o que sabe muda a históriade quem aprende”.
Ao refletir sobre esta frase, pensei
na imensa responsabilidade que temos com nossos filhos, irmãos, amigos e
companheiros em geral.
No fundo, somos todos mestres e
alunos.
Mas não é sobre este saber que
gostaria de me referir e exaltar.
Hoje o dia é dedicado a todos
aqueles profissionais que escolheram a difícil tarefa de ensinar nossos jovens
e prepara-los para o futuro.
O professor.
Aqueles a quem delegamos a responsabilidade de junto conosco dotá-las de
ferramentas que ao longo da vida facilitarão suas escolhas.
Corretor/professor ou professor/corretor e a todos os mestres do Brasil.
Receba nosso carinho, admiração e agradecimento pela sua dedicação e
empenho na formação de nossa sociedade.