Sindimóveis Rio        Contratos Associativos

DIA DO CORRETOR DE IMOVEIS
Dia 27 de Agosto
Mauro Pimentel
Dia do corretor de imóveis: entenda por que você deve comemorá-lo
O Dia do Corretor de Imóveis, comemorado no dia 27 de agosto, celebra uma profissão que é de grande importância econômica e social no Brasil e no mundo. Para que você entenda a significado dessa data e o valor da categoria que a ela homenageia, nós preparamos esse artigo.
Confira!
Um pouco de história
Ainda que em sentido figurado, podemos dizer que a relação do Brasil com a corretagem, de certa forma, vem desde o descobrimento. Afinal, enquanto Pedro Álvares Cabral cumpriu a função de prospectar a oportunidade que o novo mundo abria para a Coroa Portuguesa, Pero Vaz de Caminha se encarregou de descrever as novas terras na famosa carta que enviou para o Rei Dom Manoel, de Portugal.
Contudo, a rigor, a atividade do corretor de imóveis em nosso país só teve início de fato em 1807, pouco depois da chegada da família real. Isso porque, durante o período colonial, todos os negócios oficiais, inclusive os que envolviam terras e outras propriedades imobiliárias, ficavam a cargo de agentes da Coroa e sofriam pouca interferência de pessoas autônomas.
Foi ao longo do século 19 que a profissão assumiu contornos mais definidos, ao mesmo tempo em que as transações imobiliárias se desenvolviam em todo o território nacional. Em 1901, ainda sob a denominação de agente imobiliário, a corretagem foi reconhecida como uma atividade profissional em nosso país.
Em 1937, a categoria já estava bastante organizada. Naquele ano, surgiu o primeiro sindicato de corretores de imóveis do país, no Rio de Janeiro. Porém, ainda demoraria algum tempo para que a profissão fosse regulamentada por lei.
Por que comemoramos o Dia do Corretor de Imóveis em 27 de agosto?
Somente com a publicação da Lei Federal nº 4.116, de 27 de agosto de 1962, a atividade do corretor de imóveis recebeu uma regulamentação no Brasil. Por esse motivo, a data de publicação da lei, 27 de agosto, passou a ser reconhecida como o Dia do Corretor de Imóveis.
Em 1978, a Lei nº 4.116 foi substituída por outra Lei Federal, de nº 6.530. Todavia, o dia 27 de agosto permaneceu como a data que homenageia a profissão.
Parabéns Corretores e Corretoras de Imóveis, mesmo nesta Pandemia não deixaram de realizar sonhos.
Mauro Pimentel
Presidente do Sindimóveis Rio