Sindicato dos Corretores de Imóveis
do Município do Rio de Janeiro

Domingo, 30 de abril de 2017
Histórico

Esta edição foi organizada para você conhecer a história do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Município do Rio de Janeiro. Ela certamente contribuirá para o seu posicionamento na discussão da estrutura sindical dos profissionais do ramo imobiliário.

As conquistas históricas, a partir da promulgação da lei nº 6.530/78, vão mostrar que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, por um abnegado grupo de companheiros corretores de imóveis, é responsável pela valorização da categoria como segmento importante da sociedade brasileira.

PRIMEIROS DESAFIOS
A história das lutas da classe trabalhadora mostra a necessidade política da unidade em torno de reais objetivos, enquanto seres humanos responsáveis pela organização da sociedade. As primeiras lutas que marcam a história do Sindimóveis Rio nos levam ao ano de 1936, com a formação de uma Junta de Corretores de Imóveis. Mas, foi somente em 1937, com a outorga da Carta Sindical, que nascia de fato e de direito o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Município do Rio de Janeiro, primeiro da categoria criado no País.

A profissão sequer era regulamentada, o que vai ocorrer em 1962. Dezesseis anos mais tarde – foi promulgação a atual Lei 6.530/78, paralelamente à criação do Curso de Técnico em Transações Imobiliárias – TTI, que prepara e forma os profissionais que vão atuar no mercado imobiliário.

A partir daí, foi um árduo trabalho desenvolvido pelos dirigentes do Sindimóveis Rio, visando à valorização do corretor de imóveis e a conscientização de toda a categoria para a importância do órgão.

SINDIMÓVEIS RIO, HOJE
Com sede própria, localizada à Avenida Presidente Vargas, 417/22º andar, Centro do Rio, a Entidade representa hoje, cerca de 20 mil profissionais na Cidade do Rio de Janeiro. E os associados, juntamente com seus familiares, desfrutam de um amplo leque de benefícios.

« voltar para página principal  |  « voltar para página anterior

ASSOCIADOS

ALUNOS TTI

Pesquisa
Cursos de qualificação profissional são importantes para a carreira do corretor de imóveis?
Sim
Não